Brasil sediará conferência internacional sobre educação de jovens e adultos

Em maio de 2009 o Brasil vai sediar a 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea). O encontro é convocado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) de 12 em 12 anos. Está será a primeira vez que a conferência acontecerá no hemisfério sul.

É uma conferência muito importante na área educacional. O Brasil vai ser anfitrião e durante algum tempo será vitrine para o resto do mundo, isso pode servir como um grande estímulo para o desenvolvimento das políticas na área, avalia o especialista em educação de jovens e adultos da Unesco, Timothy Ireland.

A última edição da Confintea foi em Hamburgo, na Alemanha, em 1997. Cerca de 150 delegações dos estados-membros da Unesco compareceram ao evento. Timothy espera a mesma participação no encontro brasileiro, que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de maio em Belém (PA).

O objetivo da Confintea é promover o reconhecimento da educação desse público e traçar um panorama global da situação do ensino de jovens e adultos no mundo.