Brasil repudia linchamento de brasileiros na Bolívia

O governo brasileiro manifestou nesta quarta-feira seu “repúdio” ao linchamento até a morte na Bolívia de dois brasileiros acusados de três assassinatos e que estavam presos e pediu rigor e rapidez nas pesquisas para esclarecer o ocorrido.

“A embaixada em La Paz foi instruída a manifestar às autoridades bolivianas repúdio ao crime contra os cidadãos brasileiros e a insistir que adotem medidas para evitar que ocorram situações similares”, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério de Relações Exteriores brasileiro.

O órgão informou na nota que também pedirá às autoridades bolivianas que “realizem as investigações necessárias com toda rapidez e rigor”.

O crime aconteceu na noite de ontem em San Matías, um município boliviano na fronteira com o Mato Grosso e onde foram queimados vivos com combustível vegetal dois brasileiros após tirá-los da cela policial em que estavam detidos como acusados de ser os autores do assassinato de três bolivianos na segunda-feira.

Segundo a Polícia, centenas de pessoas saíram às ruas de San Matías para exigir vingança, ultrapassaram os agentes que tentaram dispersá-las com gás lacrimogêneo, tiraram os brasileiros à força das celas, jogaram gasolina e atearam fogo a eles.

O governo brasileiro disse ter recebido com “consternação” a informação sobre o assassinato dos dois brasileiros “quando estavam sob detenção em uma prisão local”.

A Chancelaria informou igualmente que pediu a seu consulado em Santa Cruz de la Sierra que organize uma visita de agentes consulares e Policiais brasileiros a San Matías para “colher informações detalhadas sobre o incidente, estar atento ao início das diligências policiais e prestar assistência às famílias das vítimas”.

Voltar ao topo