Brasil pega vaga rotativa na ONU

Nova York – Brasil, Argélia, Benin, Filipinas e Romênia devem conseguir as cobiçadas vagas rotativas no Conselho de Segurança da ONU em 2004, já que suas candidaturas não vão enfrentar concorrência, disse ontem uma fonte da entidade. Uma disputa se ensaiava entre Benin e Mauritânia, mas esta última retirou sua candidatura, segundo Michelle Montas, porta-voz da Assembléia Geral, que reúne os 191 países da entidade e é a instância que realiza a escolha. Em janeiro, cinco das dez vagas rotativas do Conselho ficarão livres.

O Conselho de Segurança é o organismo da ONU responsável pela paz e a segurança no mundo, e suas decisões podem ser de cumprimento obrigatório para todos os países-membros da ONU. A escolha dos novos membros deve acontecer em 23 de outubro, segundo Montas. O mandato é de dois anos. Bulgária, Camarões, Guiné, México e Síria estão deixando o grupo em 31 de dezembro.

Normalmente há um rodízio entre os grupos regionais. Por esse critério, a Mauritânia seria o próximo país a receber uma vaga na África, deixando o mandato seguinte para Benin. Mas Benin decidiu entrar prematuramente na disputa, e a Mauritânia acabou desistindo, segundo diplomatas.

Em 2004 permanecem no Conselho Alemanha, Espanha, Paquistão, Chile e Angola, além dos cinco países permanentes com direito a veto (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha).

Voltar ao topo