Brasil participa de estudo sobre tratamento de doença arterial

O primeiro suporte vascular farmacológico do mundo ABSORB, ou BSV (da sigla em inglês Bioresorbable Vascular Scaffold), está agora disponível na Europa, partes da Ásia e da América Latina. Este é o primeiro dispositivo de sua categoria para o tratamento de doença arterial coronariana. Age, restaurando o fluxo sanguíneo para o coração, similar a um stent metálico, mas que se dissolve no organismo, deixando a artéria tratada, com suas funções e movimentos naturais e livres de um dispositivo metálico permanente. O Absorb é produzido com ácido poliláctico, um material naturalmente bioabsorvível, geralmente usado em implantes médicos, como suturas. O Absorb foi desenvolvido pela Abbott Vascular.

Alguns dos benefícios de longo prazo do suporte cardiovascular que se dissolve no organismo depois de tratar a artéria:

– A artéria pode se expandir e contrair quando é necessário aumentar o fluxo sanguíneo para o coração em resposta a atividades rotineiras como exercitar-se;

– Permite redução de medicação antiobstrutiva

– Permite a realização de novas intervenções, se necessárias, numa artéria livre de implantes permanentes.

“Esta inovação representa um verdadeiro paradigma que muda a forma como nós tratamos doença arterial coronariana. Com o lançamento de Absorb, um suporte que desaparece depois de cumprir sua tarefa é uma realidade; não mais um sonho”, afirma o médico Patrick W Serruys, Professor de Cardiologia Intervencionista do Thoraxcentre, do Hospital Universitário Erasmus, de Rotterdam, na Holanda. “Os pacientes estão bastante entusiasmados com Absorb, que permite que os vasos sanguíneos retornem a um estado mais natural e aumentem as opções de diagnóstico e tratamento por longo prazo”.

O lançamento internacional do Absorb está fundamentado num programa robusto de testes clínicos que abrange cinco estudos em mais de 20 países ao redor do mundo. Os dados dos estudos indicam que o Absorb tem desempenho similar ao melhor stent farmacológico em todos os critérios de avaliação, como eventos cardiológicos adversos e revascularização das lesões-alvo, ao mesmo tempo em que proporciona aos pacientes benefícios adicionais de um dispositivo que se dissolve com o passar do tempo.

O Brasil faz parte de uma expansão do estudo inicial, com a participação de três centros nacionais de pesquisa, o Instituto Dante Pazzanese, Hospital Israelita Albert Einstein (ambos em São Paulo) e Instituto de Cardiologia do Triângulo Mineiro (Uberlândia, MG). Esta etapa do estudo internacional é coordenada pelo médico brasileiro Alexandre Abizaid, do Instituto Dante Pazzanese.

“O Absorb é um exemplo importante da dedicação da Abbott em aprimorar os resultados para os pacientes por meio de tecnologia inovadora. A Abbott mantém seu compromisso em atender à crescente demanda de médicos e pacientes por um suporte cardiovascular bioabsorvível – desde o início do desenvolvimento do suporte há mais de 10 anos à expansão de nossa capacidade de produção para apoiar este lançamento internacional”, afirmou John M Capeck, vice-presidente executivo de Dispositivos Médicos da Abbott. “Estamos orgulhosos de sermos a primeira companhia a comercializar um suporte cardiovascular farmacológico, que pode vir a revolucionar a forma como os médicos tratam seus pacientes com doença arterial coronariana”.

As doenças cardíacas são a principal causa de morte de homens e mulheres ao redor do mundo e a doença arterial coronariana é o tipo mais comum de doença cardíaca. As doenças arteriais coronarianas ocorrem quando as artérias que suprem o coração de sangue se tornam estreitas ou bloqueadas, causando dor no peito, ou dificuldade de respiração, e maior risco de ataque cardíaco.

Voltar ao topo