Brasil manda dois aviões para La Paz

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou ontem à noite que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou uma missão de resgate de brasileiros em La Paz, na Bolívia, que enfrenta onda violenta de manifestações. Mais de 50 pessoas morreram e outras dezenas estão feridas em virtude dos embates com o Exército e a polícia.

De acordo com o Palácio do Planalto, dois aviões serão usados no resgate dos cerca de 50 brasileiros que estão isolados no país vizinho. Ainda não há informações de quando que os aviões deixarão o Brasil, já que o acesso aos aeroportos bolivianos é restrito.

Ainda segundo o MRE, a embaixada brasileira em La Paz está em contato com as famílias e já interveio no deslocamento de alguns brasileiros que se encontravam em áreas de risco. Essas pessoas foram transferidas para hotéis mais seguros. Ontem, a Varig anunciou a suspenção temporária dos vôos para La Paz. Em comunicado, a empresa diz que a suspensão deve durar até a próxima sexta-feira. O último vôo para a capital boliviana foi feito pela Varig na última segunda-feira.

A companhia continua, no entanto, operando vôos diários até Santa Cruz de La Sierra, com saídas às 7h45 do Rio de Janeiro e às 9h35 de São Paulo. A crise boliviana começou dia 20 de setembro, quando forças conjuntas do Exército e da polícia enfrentaram moradores da localidade andina de Warisata. A Bolívia vive uma onda de protestos pela renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada. A capital é palco de manifestações há mais de três semanas e está praticamente isolada do resto do país. O conflito envolve organizações e sindicatos que promovem manifestações contra a exportação de gás.

Voltar ao topo