Brasil é “inimigo” da oposição a Chávez

O Brasil se transformou em uma espécie de inimigo da oposição ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que, domingo, demonstrou mais uma vez a sua força ao levar às ruas de Caracas centenas de milhares de manifestantes que exigem há quase um mês a sua renúncia e a antecipação de eleições presidenciais.

O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Nogueira, contou que algumas centenas de anti-chavistas têm realizado panelaços em frente à residência da Embaixada, no Country Club, bairro nobre na capital do país, protestando contra o envio de gasolina e o apoio que o Brasil vem prestado ao governo Chávez.

“Nas últimas três noites, entre as 20h e 21h, algumas centenas de anti-chavistas se reuniram em frente à residência para protestar contra o Brasil e chamá-lo de inimigo”, disse o embaixador. Sábado passado chegou à Venezuela o petroleiro Amazon Explorer da Petrobras com 520 mil barris de gasolina, volume insuficiente para normalizar a grave situação de desabastecimento de combustíveis que enfrenta o país. Nem mesmo a chegada de outro navio com mais de 400 mil barris procedente de Trinidad e Tobago deve atenuar o problema.

O embaixador se mostrou preocupado com a possibilidade de a oposição organizar a “tal tomada de Caracas”, que prevê uma marcha multitudinária até o Palácio de Miraflores, sede do governo. “Embora a oposição não tenha ainda decidido quando será feita essa megamanifestação, tenho a impressão de que acabarão fazendo mesmo”, concluiu.

Voltar ao topo