Brasil dá apoio ao novo presidente da Bolívia

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na manhã de ontem para novo presidente da Bolívia, Carlos Mesa, a quem ofereceu apoio e convidou para uma visita ao Brasil. A informação foi prestada pelo secretário particular do presidente, Gilberto Carvalho. “Foi uma conversa amistosa em que o presidente Lula colocou o governo brasileiro à disposição do novo presidente da Bolívia no sentido de apoiarmos esse novo governo”, afirmou Carvalho, ao deixar o Palácio da Alvorada, onde Lula passa o fim de semana.

Gilberto Carvalho, disse ainda, que o presidente Carlos Mesa fez questão de agradecer ao Brasil e à Argentina o envio dos dois representantes na sexta-feira ao seu país que, de acordo com o presidente boliviano, “foram fundamentais para o encaminhamento de uma solução para o impasse que se estava vivendo naquele país”. Carlos Mesa comentou também, conforme relato de Carvalho, que “há um clima de alívio e comemoração no país e naturalmente, agora, a intenção do novo presidente é fazer um processo de concertação nacional para encontrar uma saída”.

Carvalho lembrou que, dentro de pouco tempo a Bolívia vai realizar um plebiscito sobre a situação do gás, para encontrar uma solução para esta que é uma das principais atividades econômicas do País. Lula telefonou para Carlos Mesa, depois de conversar com o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que se encontrava em La Paz, como enviado especial do governo brasileiro, a fim de ajudar a encontrar uma saída para a crise boliviana.

Garcia viajou à Bolívia, em companhia do subsecretário de política latino-americana da Chancelaria Argentina. Eduardo Sguiglia, que representava aquele país na busca do entendimento.

Mesa anunciou que serão punidos os responsáveis pelas mortes ocorridas durante a crise no país, “sem vinganças, mas sem esquecimento e com justiça”. Em sua primeira atividade como chefe de Estado, Mesa recebeu os prefeitos de El Alto, José Luis Paredes, e de La Paz, Juan del Granado.

Voltar ao topo