Bornhausen assume articulações pró-Ciro

Brasília

(AE) – O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), assumiu o comando das articulações no partido em favor do candidato da Frente Trabalhista a presidente, Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB). Para essa ofensiva, Bornhausen designou o senador Geraldo Althoff (PFL-SC) e o deputado Roberto Brant (PFL-MG), que estão em campo com o objetivo de ampliar a tendência pró-Ciro Gomes entre os parlamentares e esvaziar o apoio pefelista ao candidato José Serra (PSDB-PMDB).

“A base do PFL vai toda para Ciro Gomes”, previu Brant. Enquanto o PFL oferecerá ao candidato da Frente Trabalhista a presidente a estrutura política e partidária que ele não tem nos Estados, os pefelistas ganham em troca a chance de voltar ao poder numa eventual vitória de Ciro Gomes. No caso da eleição de Serra, a legenda seria coadjuvante, pois o maior espaço no governo será reservado ao PMDB, parceiro na aliança eleitoral. À frente das negociações, o presidente nacional do PFL e senador por Santa Catarina reúne-se amanhã (11) com Althoff para fazer um levantamento das chances do candidato da Frente Trabalhista conseguir novas adesões dentro da sigla.

“Vamos começar a agir”, disse Bornhausen, ao anunciar que, até terça-feira (16), terá um quadro mais definido da situação. A idéia é conversar com todos os parlamentares e líderes importantes da agremiação que não estão satisfeitas com o desempenho do candidato da Coligação PSDB-PMDB a presidente e, ao mesmo tempo, tentar uma aproximação desses políticos com Ciro Gomes.

Isso aconteceu ontem, quando o candidato da Frente recebeu o deputado Vilmar Rocha (PFL-GO) para uma conversa. “Quase a totalidade do partido em Goiás ficará com a gente”, disse Althoff.

O racha do PFL de Goiás e a decisão dos pefelistas de Minas Gerais de apoiar Ciro Gomes surpreenderam o comando da campanha de Serra e ocorreram dez dias depois de ele festejar o apoio de 14 dos 27 diretórios regionais do partido à candidatura em reunião solene no comitê eleitoral. Estavam presentes os representantes das Executivas de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Aloísio Carvalho. Caiado ainda continua com Serra, mas será alvo de pressão dos aliados de Ciro Gomes.

“Vamos procurá-lo, com certeza”, informou Althoff, que com o presidente nacional do PFL e senador, organizará um grande evento para o candidato do PPS no dia 21, em Lages (SC).

Depois de perder o apoio do PFL de Minas Gerais e da maioria dos liberais goianos, o candidato da Coligação da Coligação PSDB-PMDB desembarca amanhã (11) em Vitória com o objetivo de recuperar o apoio do PFL capixaba.

Voltar ao topo