Por meio de nota, o presidente Jair Bolsonaro informou que disponibilizou recursos humanos, financeiros e tecnológicos para ajudar o governo mineiro na operação desenvolvida na área atingida pelo rompimento da barreira da Vale, em Brumadinho. O comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação (Secom) não especifica valores nem detalha ações ou cronograma de repasse dinheiro.

continua após a publicidade

Bolsonaro disse que adotará “todas” as “medidas necessárias” para que tragédias como a de Brumadinho não se “repitam” ou fiquem “impunes”. Na nota, ele relatou que esteve pela manhã deste sábado em Brumadinho. “Sobrevoei a área, verifiquei a extensão dos danos e confesso minha tristeza, principalmente pela perda lamentável de vidas humanas”, afirmou.

continua após a publicidade

“Acompanhei, juntamente com o governador Romeu Zema, a avaliação das equipes dos órgãos governamentais e determinei que o governo Federal proporcione total suporte à população vitimada por esse desastre”, ressaltou. Disponibilizaremos recursos humanos, financeiros e tecnológicos para apoiar o Estado de Minas Gerais.”

continua após a publicidade

Ele ainda confirmou que recebeu apoio do primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu, como tinha informado numa rápida conversa com os jornalistas no começo da tarde. “Foi oferecido e aceitamos, por parte do 1º Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ajuda na busca de desaparecidos”, disse.