BNDES apoiará cooperativas de catadores de material reciclável

Rio de Janeiro – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu início nesta quarta-feira (23) à segunda rodada de seleção de projetos para apoio a cooperativas de catadores de material reciclável de todo o país. A instituição aplicará recursos não-reembolsáveis do Fundo Social do BNDES. Os projetos devem ser encaminhados até o dia 31.

Segundo o diretor das áreas de Inclusão Social e de Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, o apoio se concentrará nas cooperativas em estágio de desenvolvimento avançado, que realizam as etapas de coleta, triagem (separação) de materiais e até a aglomeração do material coletado.

Para Gaspar, essas entidades, que ainda representam uma parcela pequena do contingente de 244 cooperativas identificadas no Brasil, podem obter maior renda com o beneficiamento do material reciclável. ?O BNDES tem interesse de apoiar essas cooperativas para que elas possam fazer uma etapa posterior de industrialização, com algum tipo de beneficiamento?, explicou.

O banco também apoiará cooperativas organizadas de catadores que não cumprem todas as etapas de produção, mas que tenham galpão e equipamentos. Para essas entidades, a ajuda financeira do BNDES visa a dar condições para que elas cheguem ao grupo das cooperativas mais desenvolvidas. ?O objetivo é trazer esse segundo grupo para a ponta do primeiro. E depois para o beneficiamento, que vai agregar mais valor?, informou Gaspar.

O BNDES, no entanto, não apoiará cooperativas que estejam, de alguma forma, atreladas a aterros sanitários ou lixões. De acordo com Gaspar, o banco não quer incentivar o catador de lixões. ?Permitir que a população mais pobre do país viva do que retira dos lixões, em condições insalubres, é uma política que não apoiamos e não queremos que isso prolifere?, ressaltou.

Na primeira rodada de apoio às cooperativas de catadores de material reciclável, realizada em outubro do ano passado, o BNDES aprovou 34 projetos, no valor de R$ 22,9 milhões. Na ocasião foram beneficiadas entidades de sete estados (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo) e do Distrito Federal.

De acordo com o banco, a expectativa é que esses primeiros projetos criem cerca de 2,3 mil postos de trabalho nas cooperativas, contribuindo para o aumento de 45% em média na renda dos cooperados. ?A principal preocupação do BNDES é fazer com que essa atividade [a coleta e o tratamento de material reciclável] se profissionalize e que o cooperado tenha suficiente para sustentar a família?, diz.

Segundo o BNDES, o apoio às cooperativas de catadores insere-se no Programa de Resíduos Sólidos do Plano Plurianual (PPA) do governo federal. A intenção é transformar os catadores em objeto de política pública do Estado.

Voltar ao topo