Blocos levam 120 mil pessoas às ruas de São Paulo neste domingo

Blocos de carnaval levaram 120 mil pessoas às ruas da capital paulista neste domingo, 8. Foram 41 grupos espalhados em diversas regiões da cidade. Somente pelas ruas da Vila Madalena e Pinheiros, na zona oeste, mais de 50 mil pessoas se reuniram para participar de 11 blocos, de acordo com informações da Prefeitura.

O número foi menor do que as 200 mil pessoas que também participaram das festas durante o sábado. A organização de dois dos blocos mais movimentados, Bangalafumenga e Sargento Pimenta, foi alvo de críticas da Prefeitura, que informou ter recolhido 64 toneladas de lixo deixadas pelos foliões. “A limpeza após a passagem dos blocos, entretanto, deveria ter sido providenciada pelos organizadores, já que se tratava de blocos patrocinados, cujas infraestruturas não eram de responsabilidade da Prefeitura”, disse a administração em nota.

Segundo a Prefeitura, no sábado a maioria dos blocos encerrou as batucadas dentro do horário previsto. Uma exceção teria sido o Bloco Carnavalesco Independente Pimentas do Reino, realizado na Vila Madalena, que permaneceu em desfile após a meia-noite. O atraso na dispersão e na limpeza das vias foi justificado pela quantidade excessiva de resíduos na Avenida Paulo VI e pela enorme concentração de pessoas na Rua Aspicuelta, na Vila Madalena.

As festas têm sido monitoradas por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar. Cerca de 800 funcionários foram destacados para fazer a limpeza das vias públicas, contando com 50 carros-pipa, que utilizam água de reúso.

Cidade limpa

A Prefeitura informou ainda manter a fiscalização do cumprimento da Lei Cidade Limpa durante as festas de carnaval, especialmente em relação à exposição de marcas publicitárias. “Durante todo o fim de semana a atuação foi intensa e assim permanecerá também durante o feriado de Carnaval”, informou em nota à imprensa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo