Bispos lançam mensagem sobre as Eleições-2002

Bem-aventurado é o político que tem honra, que trabalha pelo bem comum e não para o próprio bem, que cumpre as promessas eleitorais, que não tem medo da verdade e nem da mídia. Seguindo tal orientação, conforme está sendo definido pelo Vaticano, no denominado ?Decálogo da Doutrina Social?, ou ?As bem-aventuranças do político?, os  quatro Bispos da Província Eclesiástica de Niterói – região que inclui a Arquidiocese de Niterói e as Dioceses de Petrópolis, Nova Friburgo e Campos dos Goitacazes – iniciaram ontem a distribuição de mensagem ao povo dando orientações a respeito das próximas eleições gerais no país. 

Dom Carlos Alberto Navarro (Niterói), Dom José Carlos de Lima Vaz (de Petrópolis), Dom Frei Alano Maria Pena (de Nova Friburgo) e Dom Roberto Gomes Guimarães (de Campos) ressaltam no texto que política ?é a tarefa de providenciar a boa ordem da sociedade: sua economia, bem-estar e progresso, que venham a beneficiar todos os cidadãos, e por isto é responsabilidade de todos os homens e mulheres?.   Afirmam que os candidatos devem ser pessoas de bem, honestas, trabalhadoras, honradas em suas atividades profissionais e na vida familiar. ?Têm que dar exemplo pela sua própria vida, dos projetos e idéias que defendem publicamente. E não podem, obviamente, estar se candidatando com objetivo de alcançar os cargos públicos para se beneficiarem e a seus parentes e amigos?.

O candidato ideal deve, também, ?ser favorável a defesa do direito à vida, desde o início de sua concepção até o seu fim natural, que é a morte; a defesa do conceito cristão do matrimônio de um homem e uma mulher, unidos indissoluvelmente e aberto à geração de vida humana; o direito universal à liberdade de educação, digna moradia, saúde e salário justo; o direito à livre expressão do pensamento, dentro do respeito à opinião alheia e à moralidade pública; e o direito ao Ensino Religioso confessional nas escolas públicas?. Eles explicam que isto tudo inclui, por exemplo, combater o aborto, divórcio, união (ou casamento) civil de homossexuais, entre outras questões que a Igreja combate.

Voltar ao topo