Bernardo diz que quem especula com alta de juros é ‘corneteiro’

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, classificou de especulação a avaliação de analistas do mercado financeiro de que o Banco Central, na ata da reunião da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada, deu um recado de que vai aumentar a taxa de juros na próxima reunião, em março.

Ele chamou de "corneteiros" aqueles que fazem pressão para que o BC eleve os juros no Brasil, mas acha uma "maravilha" que o banco central dos EUA reduza os juros. "Eu vi gente do FMI dizendo que é bom aumentar os gastos", criticou Bernardo. Ele disse que é preciso ter tranqüilidade para avaliar o quadro econômico e acrescentou que o Banco Central tem feito um bom trabalho na condução da política monetária no Brasil. E que o País está vivendo um momento excepcional.

O ministro afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou para toda a equipe econômica que "cerre fileiras" para que não haja inflação e as metas sejam cumpridas. "Mas não dá para ficar esse monte de especulação", disse o ministro. Ele disse que o BC vai continuar fazendo um bom trabalho, de forma tranqüila, e "os corneteiros continuarão falando", o que é democrático. Mas ponderou que não é possível sair correndo atrás de qualquer opinião que é emitida. "O Banco Central que tem a atribuição sabe o que vai fazer", disse.

Bernardo acrescentou que sua opinião de espectador, e não de partícipe na decisão de política monetária, é de que a inflação no Brasil está contida. Segundo ele, a inflação de 2007, embora tenha ficado acima do valor esperado ao final do segundo semestre, fechou o ano abaixo da meta. "E todas as previsões para 2008 e 2009 estão abaixo da meta.

Voltar ao topo