O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, anunciou nesta terça-feira, 11, que fará uma proposta de mudança no Estatuto do Desarmamento para impor penas mais rigorosas para quem usar armas exclusivas da Forças Armadas e também para portadores de fuzis, gramadas, dinamites e outros explosivos.

continua após a publicidade

“Pessoas com porte de armas que causem estragos em um raio de até cinco quilômetros devem ter responsabilidade penal muito grande. Precisamos dar um basta a esta idolatria a armas de guerra no Rio de Janeiro”, disse.

Armas com grande poder de fogo e de uso restrito das Forças Armadas foram apreendidas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar (PM), nesta terça-feira, depois da prisão do traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fu da Mineira, no Complexo do Chapadão, em Costa Barros (zona norte).

O conjunto de favelas fica próximo ao Complexo da Pedreira, onde Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, foi morto pela polícia no último sábado, 8. Com Fu da Mineira, foram presos outros cinco traficantes, todos integrantes da facção Comando Vermelho.

continua após a publicidade

“Os que foram presos hoje acumulam juntos 120 anos de cadeia. Todos estavam presos, saíram para visitar a família e não voltaram”, disse Beltrame. O secretário pediu a que a população denuncie esconderijos de armas à polícia.