Bebê de seis meses morre em presídio feminino do Espírito Santo

Um bebê de seis meses morreu na segunda-feira pouco depois de passar mal dentro do Presídio Estadual Feminino em Tucum, em Cariacica, Espírito Santo. Marcos Vinícius Machado Martins dos Santos, filho da presidiária Daniele Santos Machado, apresentou quadro de febre desde a sexta-feira e foi diagnosticado com uma infecção no ouvido. Ainda não há informação da causa da morte do menino, mas há suspeitas de que tenha sido leptospirose.

Nesta quarta-feira (12), o Conselho Nacional de Direitos da Mulher divulgou nota em que manifestou repúdio "com veemência a mais esta violação dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão". Segundo o comunicado, quase 26 mil mulheres vivem em situação desumana com conseqüências trágicas para os filhos. Além disso, segundo o conselho, muitas prisões não têm berçário e os bebês vivem com as mães em celas superlotadas. O conselho disse ainda que vai exigir a apuração do fatos que levaram à morte da criança.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a criança tinha atendimento de puericultura – consulta de acompanhamento do desenvolvimento físico e mental da criança – mensalmente. Na sexta-feira, durante o exame clínico, foi detectado que o menino tinha febre. Dois dias depois, ele foi novamente avaliado e mais uma vez estava febril, sendo encaminhado ao pronto-atendimento infantil da cidade. Foi medicado e voltou à unidade prisional.

Na segunda-feira, a criança voltou a passar mal. Ela foi atendida dentro da unidade e, em seguida, encaminhada com a mãe para Maternidade São João Batista. Mas o bebê não resistiu. Segundo a secretaria, em 15 dias ficará pronto o laudo com a causa da morte do menino.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.