Base resiste a dar relatoria da reforma a Palocci

Irritados com a tentativa do governo e dos petistas de emplacar o deputado Antonio Palocci (PT-SP) na relatoria da comissão especial que vai analisar a reforma tributária, os aliados bateram o pé e mostraram que estão dispostos a cobrar a fatura do apoio ao Planalto. Ontem e na noite de terça-feira, deputados da base de apoio ao Planalto juntaram-se à oposição e obstruíram as sessões convocadas pela Câmara para votar a medida provisória que trata da aposentadoria rural. A manobra foi comandada pelo PR, que quer a vaga de relator para o deputado Sandro Mabel (GO) mas contou com reforço do PMDB e de outros aliados.

Na tentativa de contornar a crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nova reunião do Conselho Político – que abriga os 14 partidos da coligação – para segunda-feira à tarde. "A obstrução não pode partir de aliados nem o relator será escolhido assim", afirmou o ministro das Relações Institucionais José Múcio Monteiro. "Imagine se isso vira uma prática da Casa." Questionado sobre a reação de Lula diante da manobra, Múcio foi econômico no comentário: "Ele soube, ouviu e processou.

A ruidosa disputa na base aliada chegou à festa de aniversário do ex-ministro-chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu, que reuniu a cúpula do governo, parlamentares e servidores do Planalto, na noite de terça-feira, para comemorar seus 62 anos, completados no domingo. As disputas entre os partidos da coalizão eram assunto freqüente nas mesas.

Um convidado disse que PT e PMDB são "como jacaré e cobra d’água nunca vão se entender". Em conversas reservadas, parlamentares do PR justificaram a obstrução com o argumento de que Mabel já cedeu a Palocci, no ano passado, a vaga de relator da proposta que esticava a validade da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), derrubada no Senado. Alegaram ainda que o PT quer passar uma rasteira nos aliados porque, pelo acerto, a relatoria da reforma tributária deveria ficar com o PR.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.