Bandidos assaltam paiol da Aeronáutica no Rio

Um grupo de homens armados invadiu na madrugada de ontem o depósito da Aeronáutica, na Avenida Brasil, em frente à fábrica da Toulon, no Rio de Janeiro. Eles entraram no quartel, renderam os dois soldados na guarita, outros três que trabalhavam no paiol e levaram um pequeno arsenal em uma Kombi.

Rio – O bando roubou 22 fuzis HK-33, uma pistola calibre 9 milímetros municiada com 15 cartuchos e quatro carregadores de fuzil, mais coletes à prova de balas e munição. Todo o material foi levado numa Kombi das Forças Armadas, que foi encontrada abandonada no final da tarde de ontem na avenida Brasil, em Realengo, juntamente com um soldado levado como refém. Os criminosos teriam amarrado e amordaçado três dos cinco soldados. Dois dos soldados foram levados pelos bandidos. Segundo informações de policiais do 22º BPM (Maré), que estiveram no depósito mas quase não obtiveram informações com os militares, os bandidos espancaram os soldados que estavam amarrados. O comando da Aeronáutica imediatamente determinou o afastamento dos militares que ocupavam a direção da unidade assaltada.

O ataque de ontem não foi o primeiro que os bandidos do Rio de Janeiro fazem a um depósito de unidade militar, naquele estado. Nos últimos anos têm se tornado comuns as apreensões de armas das Forças Armadas nas mãos de traficantes. Além de ações como a de ontem, os bandidos também se valem do desvio de armamento, com a cumplicidade de militares corruptos, para conseguir armamento de uso restrito ao Exército e assim reforçar o seu arsenal na luta contra grupos rivais e a própria polícia.

O caso mais recente ocorreu este ano, no início de março, quando dez submetralhadoras foram furtadas do Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais, quartel de elite da Marinha, que fica na Avenida Brasil. O serviço de inteligência da Marinha identificou três fuzileiros navais envolvidos com o desvio das armas.

O roubo mais impressionante ocorreu em agosto de 2003. Considerado um quartel de segurança máxima pela Aeronáutica, o Parque de Material Bélico (PAMB) da corporação, na Ilha do Governador, foi invadido por cinco homens, que roubaram 11 fuzis HK 33, arma com grande poder de fogo, e cinco pistolas Taurus calibre 9mm.

Em agosto de 2002, oito homens armados, usando uniformes de camuflagem, invadiram o Posto de Transmissão da Estação de Rádio da Marinha, em Duque de Caxias, roubando seis fuzis e duas pistolas. E este ano a Polícia encontrou minas terrestres de uso privativo do Exército em um arsenal de traficante.

Voltar ao topo