Negociando

Bancários iniciam campanha salarial com manifestação no Palácio Avenida

Bancários farão manifestação em frente ao Palácio Avenida, marcando o início das negociações salariais deste ano.
Bancários farão manifestação em frente ao Palácio Avenida, marcando o início das negociações salariais deste ano. Foto: Arquivo

Às 10h desta quarta-feira (17), em frente ao Palácio Avenida, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) realizam ato que marca o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2016. O mote deste ano é “Só a luta te garante”. Em todo o Paraná, são 31.114 bancários, dos quais 19.042 na Grande Curitiba.

A data-base da categoria é 1º de setembro. A minuta de reivindicações foi aprovada em assembleia e entregue à Federação Nacional dos Bancos no dia 9 de agosto. As negociações começam nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo. A primeira rodada de negociação com a Caixa Econômica foi confirmada para 17 de agosto, em Brasília. Já o Banco do Brasil inicia a negociação com os trabalhadores no dia 23 de agosto.

Pedida

As principais reivindicações são: reajuste de 14,78% (reposição da inflação + 5% de aumento real), valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas e ao assédio moral e fim da terceirização, além da defesa do emprego, das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora.