Bancada do PMDB perde eis filiados

Brasília – Seis deputados federais filiados ao PMDB tiveram a filiação impugnada pelos respectivos diretórios municipais ou pediram para se desligar do partido. Com isso, a bancada peemedebista caiu para 85 deputados. Os deputados são: Alceste Almeida (RR), Almir Moura (RJ), Gervásio Oliveira (AP), Gorete Pereira (CE), Lúcia Braga (PB) e Lupércio Ramos (AM).

Ontem o partido reconduziu à condição de líder o deputado mineiro Saraiva Felipe, em substituição a José Borba, do Paraná, conforme despacho do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). Saraiva Felipe apresentou uma relação com 44 assinaturas de deputados peemedebistas, indicando-o para a liderança.

Mesmo assim, Saraiva Felipe manteve a reunião da bancada, prevista para as 10 horas de hoje. A reunião havia sido convocada para eleição do líder. "Acredito que só a eleição direta e secreta dará ao líder eleito a legitimidade para construir a unidade da nossa bancada e de nosso partido", afirmou o parlamentar mineiro. Na reunião de hoje, novos nomes poderão ser lançados para disputar o cargo. O afastamento de Borba da liderança do partido significa uma derrota para a ala governista do partido, liderada principalmente pelos peemedebistas com cargos no governo Lula.

Voltar ao topo