As 21 balsas que serão usadas nas festas de ano-novo em praias do Grande Rio passaram pelo crivo da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) em vistoria realizada nesta sexta-feira, 27. Delas, 11 ficarão em Copacabana (zona sul da capital fluminense), onde ocorre a mais concorrida queima de fogos da passagem de ano. Em Icaraí, a principal praia da vizinha Niterói, ficarão cinco. As outras cinco, no Flamengo, também na zona sul da capital.

continua após a publicidade

As embarcações foram vistoriadas num estaleiro na Ilha do Governador (zona norte), de onde sairão às 7 horas de terça-feira, 31, véspera de ano-novo. A CPRJ atuará no patrulhamento da orla, que sempre recebe dezenas de embarcações na noite do último dia do ano. Em nota, a Capitania afirma que “o descumprimento das regras de segurança estabelecidas poderá resultar na autuação/multa do infrator, na retirada da embarcação da área marítima e até mesmo na apreensão do barco”.

 

“Haverá etilômetros para serem empregados no caso de condutores de barcos que tenham feito uso de bebida alcoólica”, alerta o comunicado da Marinha. As balsas começaram a receber nesta sexta-feira os fogos de artifício. A previsão é que estejam posicionadas em Copacabana até às 18h do dia da virada. O espetáculo de fogos promete surpresas neste ano, como a reprodução do som de um beijo seguida da formação da imagem de cem corações no céu da praia, onde haverá a queima de 24 toneladas de explosivos.

continua após a publicidade

 

As embarcações maiores serão posicionadas próximas à entrada da Baía de Guanabara. As menores, mais perto do Forte de Copacabana. A Capitania dos Portos usará um helicóptero, o navio-patrulha Guaporé, e 20 embarcações de pequeno porte para garantir o esquema de segurança no mar. Além disso, 110 militares estarão na orla, de vigilância.

continua após a publicidade

Caberá ao navio-patrulha “organizar a ancoragem dos navios de cruzeiro que assistem ao show pirotécnico da virada do ano”. O Corpo de Bombeiros também estará nas praias para agir em casos de eventual incêndio nas balsas de fogos e no resgate de passageiros das embarcações que porventura passem mal durante o espetáculo.