Balsa afunda com óleo diesel no Marajó, no Pará

O naufrágio de uma balsa com 75 mil litros de óleo diesel no arquipélago do Marajó, norte do Pará, deixou em estado de alerta a Defesa Civil, a Capitania dos Portos e órgãos ambientais depois que foi verificado o vazamento de alguns tambores. O acidente aconteceu no final da semana passada no canal Caracará do Arari, mas somente ontem chegou ao conhecimento da imprensa. No local do acidente populações ribeirinhas costumam pescar para garantir a sobrevivência diária e também vender o produto em Belém.

De acordo com informações da Capitania dos Portos em Belém, o naufrágio ocorreu no momento em que a balsa Comandante Elíseo Leão, que estava com avarias na máquina, recebia 45 mil litros de combustível de outra embarcação. A Capitania abriu inquérito para investigar as causas do acidente e quer saber se a balsa afundou por excesso de peso ou manobra errada.

A Transportadora Patriarca, responsável pela balsa, tentou nesta terça-feira (9) retirar a embarcação do fundo do rio, enquanto equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil isolavam com barreiras de contenção o vazamento de óleo para impedir que ele se alastre pelos rios do Marajó. O resgate da balsa está difícil devido à forte correnteza na área. A Petrobras, que é dona dos 45 mil litros de óleo transferidos para a balsa na ocasião do acidente, informou que um sobrevôo foi realizado para verificar a situação. A Marinha mandou para o local um navio rebocador de alto-mar para resgatar a balsa.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.