Balanço parcial indica quase 50% de crianças vacinadas contra poliomielite

Brasília – O último balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 8.274.309 crianças menores de cinco anos foram vacinadas na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite deste ano, realizada no último sábado (25) em todo o país. O número corresponde a 48% das 17.236.233 crianças nessa faixa etária. Ainda falta contabilizar dados estaduais.

Segundo a assessoria do ministério, outros balanços parciais serão divulgados nos próximos dias e o final, em quatro semanas. A consolidação dos dados só é feita depois que as secretarias estaduais de saúde encaminham as informações para o ministério.

Na primeira etapa da campanha, realizada em 16 de junho, foram aplicadas cerca de 16 milhões de doses da vacina, alcançando uma cobertura de quase 93% das crianças menores de cinco anos. A expectativa nessa segunda etapa era aumentar esse percentual para 95%. Cerca de 344 mil profissionais trabalharam ontem nos 92 mil postos de vacinação espalhados por todo o país.

Em Brasília, os dados parciais mostram que foram vacinadas 187.506 crianças menores de cinco anos, cerca de 80% do total. "Não tivemos nenhum problema nos nossos 349 postos. O maior movimento foi pela parte da manhã", disse a coordenadora da campanha no Distrito Federal, Suzana Ilha.

O número é menor que o registrado na primeira etapa, quando foram vacinadas cerca de 193 mil crianças em Brasília. A coordenadora lembrou, no entanto, que os números de doses aplicadas ontem ainda não estão consolidados. "A nossa expectativa é de que sempre na semana seguinte, pela avaliação dos dados, o número aumente. Esperamos que a gente supere a primeira etapa", disse.

Voltar ao topo