Baixada Santista vive surto de conjuntivite

Na Baixada Santista, pelo menos 9.473 pessoas contraíram conjuntivite este ano. O surto dessa inflamação nos olhos, comum no verão, atingiu o ápice no carnaval. Em Santos, município que lidera o número de casos na região, a Vigilância Epidemiológica contabiliza 4.048 casos. Em segundo lugar está Cubatão, com 1.193 casos, e, em terceiro, São Vicente, com 980. Peruíbe teve 941 casos; Bertioga, 872; Guarujá, 527; Mongaguá, 462; Itanhaém, 350; em Praia Grande, cerca de cem pessoas pegaram conjuntivite desde 28 de fevereiro, quando a contagem foi iniciada por lá.

“Mas essas são as notificações compulsórias, que começaram 10, 12 dias depois do início da epidemia, quando se viu que os casos estavam aumentando. Antes, tivemos mais uns 3 mil casos de conjuntivite na região”, explicou o diretor da oftalmologia do Hospital Ana Costa, em Santos, Celso Afonso Gonçalves, também responsável pelo atendimento público em Bertioga.

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Gonçalves relata que a última epidemia de conjuntivite na região foi há quatro anos. “Em 2007, a epidemia foi grandinha, mas não foi como agora”, disse o médico, completando que a epidemia deste ano teve um vírus diferente das dos anos anteriores. “Esse vírus de agora pega mais fácil em ambiente fechado, não precisa de contato direto.” O oftalmologista lembra que, embora em todos os verões a região tenha surtos epidêmicos de conjuntivite, o número de casos não costuma ultrapassar 3 mil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo