Baixa umidade deixa Tocantins e sul do Pará em alerta

O Estado do Tocantins e o sul do Pará entraram em estado de alerta hoje por conta do ar seco na região, segundo informações da Climatempo. Os índices de umidade relativa do ar baixaram para valores do “estado de alerta”, que variam de 12% a 20%, pelos padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Tocantins, que está no seu período normal de seca, quando os índices de umidade relativa do ar normalmente ficam baixos, foi registrada nesta tarde a marca de ar mais seco do que em outros dias desta semana. Às 14 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava apenas 17% de umidade no ar em Paranã, no sul do Tocantins, próximo da divisa com Goiás.

Na região de Formoso do Araguaia, também no sul do Estado, a umidade relativa era de 20%. Na capital, Palmas, o nível de umidade também baixou para 20%, por volta do meio-dia, e às 14 horas era de 21%. Já no sudeste do Pará, a umidade relativa do ar às 14 horas era de apenas 18% em Conceição do Araguaia, de acordo com a Climatempo.

Voltar ao topo