Atrasos no aeroporto de Brasília atingem 43% dos vôos

Brasília – O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi um dos que registraram mais atrasos no país entre a meia-noite de ontem (20) e as 13 horas desta sexta-feira (21). Segundo o último balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), de 76 vôos programados, 33 atrasaram (43%) e um foi cancelado (1,3%).

Pela manhã, a fila para o check-in da empresa aérea Gol era uma das mais longas. O servidor público Josmar Oliveira reclamou que ficou esperando mais de três horas para ser atendido. ?Cheguei às 9h25 e são 12h30. Os funcionários da Gol alegam que está tudo normal, que nós temos que ficar numa fila única. Quem vem tentar fazer um check-in antecipado fica esperando mais do que deveria?.

Oliveira disse que reclamou da situação com os fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas, segundo ele, nenhuma providência foi tomada. ?Já falei com o funcionário da Anac e ele disse que era isso mesmo, pois era posição da empresa e ele estava de acordo?.

O técnico em informática Cleiton Ribeiro reclamou com os fiscais da Anac de um caso de overbooking (venda de passagens acima do número de assentos disponíveis no avião) em um vôo da Ocean Air que ia para Teresina. ?O pessoal da Anac me tratou super bem. Eu fui encaminhado para o juizado especial?. 

A coordenadora do juizado especial do aeroporto, Thaise Torres, disse que o número de reclamações aumentou desde a semana passada. ?Desde a semana passada, o movimento aqui aumentou consideravelmente. As reclamações são sobretudo de atraso de vôos.?

Thaise explicou como o objetivo é buscar uma conciliação entre a empresa aérea e o passageiro. ?Fazemos uma audiência conciliatória. Nesse audiência, nós, conciliadores, tentamos uma mediação entre as partes. Caso não seja possível, o reclamante pode pedir a realização de uma petição inicial.  Aí a ação segue para o juizado especial do município onde mora.?

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