Ato reúne 5 mil pessoas em Carajás

Belém – Cerca de 5.000 pessoas participaram ontem de ato público em Eldorado do Carajás (768 km ao sul de Belém), no Pará, em memória dos 19 sem-terra mortos pela Polícia Militar há oito anos no município. Depois do ato, por volta das 11h, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) iniciou caminhada de 12 km em direção a uma fazenda com o objetivo de invadi-la.

O MST planejava também invadir à tarde uma propriedade em Irituia (178 km a leste de Belém) e agendou um ato às 16h em Belém, também em lembrança das mortes. Charles Trocate, da coordenação nacional do MST, disse que a invasão em Eldorado do Carajás é uma forma de “marcar presença na luta” e de “apoiar o governo Lula contra a direita que está tentando impedir a reforma agrária no Brasil”.

A invasão começou a ser articulada às 8h deste sábado, enquanto se desenrolava o ato multirreligioso na chamada curva do “S” – o trecho da rodovia PA150, na zona rural de Eldorado do Carajás, onde os sem-terra foram mortos. Os sem-terra carregaram caminhões com mantimentos e equipamentos para invasão e prepararam um ônibus para levar mulheres e crianças.

O confronto em 17 de abril de 1996 ocorreu no instante em que cerca de 200 policiais militares tentavam desimpedir a rodovia PA-150, que havia sido interditada pelos sem-terra.

Voltar ao topo