Ativistas do Femen causam tumulto no Rio de Janeiro

Duas ativistas brasileiras do grupo feminista internacional Femen foram presas nesta quinta-feira pela polícia depois de terem invadido o Hotel Copacabana Palace para protestar contra o turismo sexual no Rio de Janeiro.

As duas jovens, que estavam com os seios à mostra e com frases de protesto escritas por todo corpo, chegaram a entrar no terraço principal do luxuoso hotel para evidenciar a questão da exploração sexual, que o Femen considera “um imenso problema” no Brasil.

Em comunicado, o Femen Brasil lamentou que, devido a exploração do turismo sexual, a imagem que os estrangeiros possuem das mulheres brasileiras seja de “prostitutas”.

Após tentar invadir o Copacabana Palace com cartazes escritos “compre aqui sua garota brasileira”, as manifestantes foram expulsas à força pelos seguranças do hotel, um fato que causou um grande tumulto no local. Já na rua, as duas jovens foram detidas pelos policiais.

Segundo as manifestantes, que consultaram cerca de 30 prostitutas no Rio de Janeiro nos últimos dias, muitos dos clientes desse serviço sexual costumam se hospedar no Copacabana Palace, um fato que foi negado taxativamente à Agência Efe por um representante do hotel.

De acordo com a fonte, o hotel é “muito restrito na hospedagem de pessoas estranhas”, acrescentando que o Copacabana Palace “é um dos mais severos do Rio” nesse aspecto.