Astronauta cumpre série de experiências

O astronauta brasileiro Marcos César Pontes disse que está aproveitando bem o tempo no espaço para fazer experiências científicas e ainda não está pensando no retorno à Terra. Em resposta a jornalistas, disse que pensa muito nos pais e nas pessoas que o ajudaram nessa conquista.

Pontes estava com bom aspecto na tela da televisão russa, no centro de controle de vôo, em Korolev, cidade próxima de Moscou. Ele manteve o tempo todo o sorriso, que virou sua marca registrada na Rússia. Tinha um aspecto "um pouco inchado", como todos os outros quatro astronautas que apareceram com ele. "Mas isso é normal", disse o médico de Marcos Pontes, Luís Cláudio Lutiis Martins. "O inchamento se deve ao fato de que os líquidos do corpo tendem a ocupar o corpo todo quando se está no espaço. Na Terra, a gravidade puxa os líquidos para baixo", explicou.

Os astronautas da Estação Espacial Internacional concederam ontem entrevista coletiva a jornalistas brasileiros, russos e americanos. Os brasileiros tiveram cinco minutos e quatro deles puderam fazer perguntas antes de o tempo se esgotar.

A coordenação da Missão Centenário fez ontem um balanço positivo das atividades do astronauta Marcos César Pontes. De acordo com Marta Humann, subgerente da missão para as experiências científicas, Pontes cumpriu o cronograma sem problemas até agora. Desde que chegou à estação, Pontes trabalha em experiências elaboradas por cientistas brasileiros. Uma delas é um estudo que investiga se, no espaço, o feijão brota da mesma maneira que na Terra. Em outra pesquisa, ele avalia como as plantas produzem clorofila quando estão sem peso, em órbita. Outro estudo testa um miniar-condicionado para satélites.

Para ganhar tempo nas experiências, o brasileiro chegou a dormir no mesmo compartimento reservado a elas na estação internacional. "Estou dormindo no local de trabalho", brincou Pontes, domingo, em sua primeira conversa com Loiva Lopes Calderón, responsável por acompanhar as condições pessoais do astronauta.

Selo e medalha comemorativos

Brasília (ABr) – A Agência Espacial Brasileira (AEB) fez ontem, às 17h, o lançamento oficial, em Brasília, de dois itens comemorativos à viagem espacial do primeiro astronauta do País: um selo criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e uma medalha de prata produzida pela Casa da Moeda. A solenidade terá a presença dos presidentes da AEB, Sergio Gaudenzi, da ECT, Janio Pohren, e da Casa da Moeda, José dos Santos Barbosa.

O astronauta Marcos César Pontes também participou do lançamento das peças na Estação Espacial Internacional (ISS, a sigla em ingês). Ele assinou e carimbou o selo com a marca da ISS e tirou fotos com a medalha e a bandeira do Brasil. Pontes levou seis selos e três medalhas. Na volta, os selos serão doados à Presidência da República, AEB, Museu Aeroespacial Santos Dumont, Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Museu Nacional dos Correios e ao programa Fome Zero. As medalhas serão doadas para a Presidência, AEB e Casa da Moeda.

Voltar ao topo