Área urbana de Manaus já foi desmatada em 22%

Manaus (AE) – Ao longo dos últimos 18 anos foram desmatados mais de 22% da área urbana de Manaus, ou mais de 9,6 mil hectares de área verde. A constatação foi feita em um estudo divulgado ontem pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que mapeou a devastação causada principalmente por invasões de terras públicas nas zonas norte e leste da capital.

Para realizar o diagnóstico, o Sipam usou dados dos censos demográficos de 1980 e 2000 do IBGE e imagens do satélite Landsat 5/TM dos anos de 1986, 1995 e 2004. ?As imagens demonstram claramente a rapidez do crescimento da cidade e o conseqüente desmatamento galopante?, destaca uma das coordenadoras da pesquisa, a socióloga Ana Cláudia Fernandes Nogueira, da Divisão de Análise Ambiental do Sipam.

Manaus tem uma área urbana de 44,1 mil hectares e mais de 300 mil de área rural, cujo perímetro está sendo mapeado pelo Sipam para um estudo a ser divulgado no ano que vem. Desse total de hectares da área urbana, apenas 15,2 mil é de área verde, especialmente na zona oeste.

Voltar ao topo