Após tiroteio, advogados fazem protesto em SP

Um grupo de cem advogados participou hoje de um protesto em frente ao prédio do Fórum Criminal de São José dos Campos (99 km de São Paulo) para pedir mais segurança. Anteontem um homem que era réu num processo entrou no local armado e atirou contra três pessoas. O atirador e um advogado morreram. Outras duas pessoas ficaram feridas.

A manifestação foi convocada pela seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São José dos Campos. Com faixas e cartazes eles pediram que o fórum fique fechado até que a segurança seja reforçada.

Os advogados também pediram ao Tribunal de Justiça de São Paulo que instale portas giratórias na entrada de todos os fóruns do Estado.

As críticas à segurança ganharam força depois que a direção do fórum e a polícia divulgaram que os dois detectores de metal instalados na entrada do prédio não estavam funcionando quando o atirador passou. O local também não contava com seguranças armados.

Segundo o Fórum de São José dos Campos, a partir de segunda-feira guardas municipais devem reforçar a segurança do prédio. A direção também afirma que já contratou uma empresa de segurança privada.

A previsão é que ela comece a atuar em agosto. Hoje o fórum de São José deve permanecer fechado para o público. Apenas advogados credenciados foram autorizados a entrar no prédio.

O crime

O tiroteio foi provocado por Sérgio Marcondes dos Santos, 50, um metalúrgico que era réu num processo de violência doméstica que tinha uma audiência marcada naquele dia. Após entrar no prédio, ele disparou contra uma ex-companheira, autora do processo contra ele, e o advogado dela, José Aparecido Ferraz Barbosa, 62.

A mulher ficou ferida no braço. Santos ainda trocou tiros com a polícia, atingindo um policial militar. O projétil parou no colete do PM e o metalúrgico acabou sendo morto pelos policias. O advogado Barbosa ainda foi levado para um hospital, mas não resistiu.

Esta não foi a primeira vez que o fórum teve problemas de segurança. Em junho do ano passado, mais de 90 armas que haviam sido apreendidas foram roubadas dali.

Voltar ao topo