Anvisa aprova 1º remédio contra sintomas da dengue

Um remédio que tem entre seus componentes o veneno da cascavel (que, diluído, combate hemorragias) é o primeiro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para combater os sintomas da dengue. O Proden, do Laboratório Homeopático Almeida Prado, chegou às farmácias no início do mês, ao custo máximo de R$ 30 (há variação por conta do ICMS de cada Estado). O remédio, em caixas com 30 comprimidos, atenua a intensidade e a duração dos sintomas e previne o quadro hemorrágico. Após orientação médica, doentes devem tomar três comprimidos por dia, por dez dias.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na terça que três moradores de Itaquera, zona leste da capital, foram infectados em janeiro. O mosquito da dengue fez 52 vítimas no Estado este ano. A pasta estadual informou que no interior e litoral são outros 49 registros no mesmo mês. Ainda não estão computados casos de fevereiro, entre eles o de um jovem de 23 anos contaminado no distrito Jardim Europa, na capital.

Apesar do diagnóstico ter sido fornecido por laboratório particular, a Secretaria informou que são feitas investigações epidemiológicas, para que os registros entrem nas estatísticas oficiais. Os casos de 2009 apresentarem tendência de queda com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 501 contaminações. Mas, os especialistas alertam que o carnaval pode aumentar risco de infestação do Aedes aegypti. Segundo o secretário de Estado da saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a “movimentação de pessoas pode trazer o vírus da dengue e desencadear os surtos da doença”.

Voltar ao topo