Antigo Hotel Esplanada será sede da Secretária de Agricultura de SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou hoje o termo de transferência do Edifício Ermírio de Moraes, localizado na região central de São Paulo, para o Estado. O imóvel, que abriga hoje a sede da empresa Votorantim Metais, será ocupado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento entre o final de março e começo de abril de 2013.

O valor pago pelo governo pela desapropriação foi de R$ 32,5 milhões. Ao lado do Theatro Municipal, o prédio fica na praça Ramos de Azevedo e foi construído em 1923, abrigando o antigo Hotel Esplanada, que hospedou companhias de ópera e homens de negócios nos anos em que a principal atividade econômica no Estado era o café.

Na década de 60, ele foi reformado para abrigar o grupo Votorantim. Em 1992, o edifício foi tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), ligado à Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com o Alckmin, a compra do edifício faz parte do projeto do governo em revitalizar o centro da capital paulista. “Estamos fazendo um trabalho de recuperar o centro de São Paulo, trazendo para o centro órgãos do governo”, disse.
O governador também afirmou que nenhuma reforma precisará ser feita no prédio para a nova instalação e que abrigará os 700 funcionários que compõem a pasta.

O local onde a secretaria está instalada atualmente, desde a década de 70 – no bairro da Saúde – será transformado em um centro convenções, onde haverá hotéis e uma arena múlti eventos.

“Sem dúvida nenhuma as instalações aqui no centro vão nos oferecer condições melhores no trabalho pois é um prédio totalmente remodelado e completo. A proximidade com outros secretarias também facilitará e aqueles que vem no interior, nos visitar, não terão que atravessar a cidade toda. Foi uma gratíssima surpresa”, disse a secretária da pasta Mônika Bergamaschi.

Voltar ao topo