ANJ defende apoio para liberdade de imprensa

A direção da ANJ – Associação Nacional de Jornais teve audiência ontem com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva para, a exemplo de outros setores da economia, apresentar a entidade e discutir focos de sua atuação, voltada permanentemente para a liberdade de imprensa, a valorização da cidadania e o fortalecimento do meio jornal.

Dentre os temas levantados, a liberdade de imprensa e a importância econômica, cultural, social, política e estratégica dos jornais. Ao tratar com o presidente Lula a respeito da liberdade de imprensa, os dirigentes da ANJ discorreram sobre a importância da compreensão e do apoio de todas as esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para essa luta, garantia maior dos direitos do cidadão. Foi entregue ao presidente uma cópia do Relatório de Atividades da ANJ 2000 a 2002, destacando-se a Declaração de Chapultepec, que expressa os princípios internacionalmente consagrados de liberdade de expressão.

A ANJ lembrou que as empresas do meio jornal contribuem com propostas sociais que visam a erradicação do analfabetismo e a melhoria da qualidade do ensino no país, e relatou que as 37 maiores empresas jornalísticas associadas investem fortemente no Programa Jornal na Educação, que chega a 8.500 escolas e 3 milhões e meio de alunos em todo território nacional. A Associação Nacional de Jornais reiterou seu apoio, a exemplo das outras entidades da mídia, ao Programa Fome Zero.

Foi ressaltada a importância dos jornais como promotores do desenvolvimento da economia nacional ao refletir e debater as condições econômicas, ao fornecer informações aos demais agentes econômicos e ao veicular oportunidades de negócios, aproximando vendedores e compradores, e colaborando, direta ou indiretamente, para a geração de empregos.

A indústria brasileira de jornais é um importante setor econômico por suas próprias condições, assegurando ao mercado produtos de qualidade comparável aos melhores do mundo e é uma indústria de mão-de-obra intensiva. O setor tem presença nacional, pois os jornais brasileiros circulam em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes e alcançam a quase totalidade dos municípios, levando informação, cultura e oportunidade de negócios.

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