A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (14) o reajuste anual das tarifas nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. O aumento de preços está previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia.

continua após a publicidade

Os 120 municípios do Rio Grande do Sul (RS), que recebem energia elétrica da distribuidora AES Sul, terão aumento médio de 13,84%. As tarifas de 254 municípios gaúchos atendidos pela Companhia Rio Grande de Energia (RGE) serão reajustadas em 4,55%. Os novos valores entram em vigor no próximo dia 19.

A Aneel autorizou o reajuste nas contas de quatro distribuidoras de energia da Região Nordeste. As novas tarifas passam a valer a partir de 22 de abril.
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) reajustará em 5,58% as tarifas de 375 municípios baianos. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) é fornecedora de 184 cidades cearenses que terão aumento de 10,89%. Para a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), o reajuste médio foi de 6,01% em 167 municípios. Já a Energipe atende 63 cidades, onde haverá aumento de 9,39%.

Segundo a Aneel, os percentuais de reajuste refletem a variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses e o aumento da cotação do dólar, que influencia o custo do contrato de energia da Usina de Itaipu.

continua após a publicidade