Anac reforça equipe de atendimento nos aeroportos durante o carnaval

Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou nesta quinta-feira (31) a Operação Carnaval, que mobilizará 260 agentes extras para reforçar o atendimento a passageiros em 10 aeroportos. O Aeroporto Internacional Tom Jobim, que costuma ter grande movimento nesse período, contará com 48 agentes extras para ajudar a resolver problemas com as companhias aéreas, como atrasos, cancelamentos e overbooking (venda de passagens acima da capacidade do avião).

O chefe da seção da Anac no aeroporto Tom Jobim, Ricardo Bucci, afirmou que o aumento no número de passageiros que costuma ocorrer no carnaval não deve causar problemas. "O atraso dos vôos não se dá pelo aumento no número de pessoas embarcando e desembarcando. As condições meteorológicas são o principal motivo de atrasos de vôos, no Tom Jobim e em todo o país", disse ele.

Segundo a Anac, a Operação Carnaval foi dividida em duas etapas: de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, e de 6 a 10 de fevereiro. Na primeira, os agentes da Anac ficam concentrados nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Tom Jobim, no Rio de Janeiro; Juscelino Kubitschek, em Brasília; e Salgado Filho, em Porto Alegre.

Na segunda etapa, período de retorno dos turistas com o fim do carnaval, os aeroportos focalizados serão os do Rio de Janeiro, Salvador; Recife; Florianópolis; Natal; Fortaleza e Porto Alegre, além de Congonhas, Guarulhos e Brasília.

De acordo com a  Anac, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio, não foi incluído na primeira fase da operação, por ter baixo índice de atrasos e cancelamentos de vôos.

Outra operação, chamada Hora Certa, deve continuar no Rio até o dia 11 de fevereiro. Nessa ação, fiscais da Anac foram realocados para viajar nas cabines dos aviões junto com os pilotos, para verificar se a conduta de vôo adotada pelas empresas aéreas contribui para os transtornos nos aeroportos.

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