A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inspecionou na noite de ontem a empresa dona do avião que lançou o paraquedista que morreu durante um salto em Boituva (121 km de São Paulo), no início desta semana.

continua após a publicidade

Alex Adelman, 33, morreu após ser atingido no ar pelo avião do qual saltou.
Inicialmente marcada para hoje, a inspeção na empresa LBK Locação de Aeronaves Ltda. foi adiantada para a ontem. Segundo a Anac, um laudo será produzido ao término da visita técnica. A agência não informou quando o documento ficará pronto.

De acordo com o delegado Carlos Antunes, que investiga quem são os responsáveis pelo acidente, a LBK e a Skydive Vera Cruz, apontada inicialmente como dona do avião, são a mesma empresa.

A reportagem não conseguiu localizar a empresa na tarde de hoje.
Os donos da LBK também serão ouvidos pela polícia, porque o piloto da aeronave, Douglas Leonardo de Oliveira, 35, estava com a licença para lançar paraquedistas vencida desde 2006, conforme a reportagem revelou.
“A empresa não poderia permitir que o piloto fizesse esse tipo de voo”, disse o delegado Antunes. “Mas vou querer isso por escrito [da Anac], formalmente, para tomar as medidas.”

continua após a publicidade

O delegado afirmou ainda que vai consultar outros pilotos sobre procedimentos de voo e segurança. Isso porque o piloto disse, em depoimento, que fez uma manobra conhecida como “mergulho”, em que o avião desce na vertical, após o salto dos paraquedistas.