Anac inspeciona empresa de avião que atingiu paraquedista

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inspecionou na noite de ontem a empresa dona do avião que lançou o paraquedista que morreu durante um salto em Boituva (121 km de São Paulo), no início desta semana.

Alex Adelman, 33, morreu após ser atingido no ar pelo avião do qual saltou.
Inicialmente marcada para hoje, a inspeção na empresa LBK Locação de Aeronaves Ltda. foi adiantada para a ontem. Segundo a Anac, um laudo será produzido ao término da visita técnica. A agência não informou quando o documento ficará pronto.

De acordo com o delegado Carlos Antunes, que investiga quem são os responsáveis pelo acidente, a LBK e a Skydive Vera Cruz, apontada inicialmente como dona do avião, são a mesma empresa.

A reportagem não conseguiu localizar a empresa na tarde de hoje.
Os donos da LBK também serão ouvidos pela polícia, porque o piloto da aeronave, Douglas Leonardo de Oliveira, 35, estava com a licença para lançar paraquedistas vencida desde 2006, conforme a reportagem revelou.
“A empresa não poderia permitir que o piloto fizesse esse tipo de voo”, disse o delegado Antunes. “Mas vou querer isso por escrito [da Anac], formalmente, para tomar as medidas.”

O delegado afirmou ainda que vai consultar outros pilotos sobre procedimentos de voo e segurança. Isso porque o piloto disse, em depoimento, que fez uma manobra conhecida como “mergulho”, em que o avião desce na vertical, após o salto dos paraquedistas.

Voltar ao topo