Anac facilita identificação de passageiros no check-in

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (28) que está facilitando a identificação de passageiros para embarque nos vôos domésticos em todos os aeroportos brasileiros. Segundo a agência, as companhias aéreas estão sendo orientadas a aceitarem cópia autenticada de documento de identidade, desde que tenha foto e esteja em bom estado de conservação, para permitir a identificação visual do passageiro.

Segundo a Anac, a medida já está em vigor e deve contribuir para agilizar o fluxo no check-in dos vôos domésticos durante o Carnaval. A agência destaca que para as viagens internacionais permanece a exigência de passaporte original – cópias não serão aceitas, mesmo que estejam autenticadas.

Outra orientação da Anac às companhias aéreas é aceitar a Carteira Nacional de Habilitação de motoristas (apenas modelos com foto) mesmo que a validade esteja vencida. O órgão explica que a licença vencida para dirigir veículos não invalida a carteira como documento de identidade.

O órgão justifica que no período de Natal e Ano Novo verificou que entre os problemas ocorridos no check-in, cerca de 70% estavam ligados à identificação do passageiro – ausência de documentação ou documentos irregulares, inclusive de menores de idade.

Voltar ao topo