Anac distribui cartilhas sobre os direitos do consumidor

  Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Consumidor Sidney de Lima Pereira exibe cartilhas sobre o direito do consumidor na aviação civil, distribuídas pela Anac

Brasília – Em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15), as cartilhas que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribui em estandes montados até sábado ( nos quatro principais aeroportos do país têm conteúdo baseado na legislação e nas dúvidas e reclamações dos passageiros, recebidas durante a campanha Verão no Ar ? no final do ano passado e no carnaval.

?Nós identificamos que o passageiro usuário tem dúvidas principalmente relacionadas à bagagem, a atrasos e cancelamentos de vôo, fora a identificação. Então, a idéia agora é, durante este ano, trabalhar com esses temas, no sentido de garantir ao usuário o direito à informação?, disse a assessora de Relacionamento com Usuários da Anac, Flávia Pascoal.

São três cartilhas estruturadas no formato de perguntas e respostas, a fim de facilitar o entendimento dos usuários. Segundo a assessora, depois do dia 15 a Anac levará os estandes móveis para outros aeroportos. "Independentemente disso, se o usuário se sentir lesado por algum direito, pode procurar os escritórios da agência ? são 64 nos principais aeroportos?, lembrou.

No Aeroporto Internacional de Brasília, Sidney de Lima Pereira acompanhava parentes que iriam viajar e disse considerar positiva a iniciativa da agência: ?Informação sempre falta e a função é essa, para a gente estar sempre atento e sabendo como é que funciona?, disse.

Além das cartilhas, a Anac está distribuindo o Código de Defesa do Consumidor, nas versões em português, inglês e espanhol. A agência reguladora também colocou fiscais da aviação civil à disposição para prestar informações aos usuários.

Até o início da tarde, todos os exemplares do Código em português e inglês já haviam sido distribuídos. A expectativa dos funcionários é que o movimento seja maior amanhã (14), no final do dia, e no sábado (15).

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