Alunos prometem deixar hoje 1ª escola invadida na capital

Os alunos da Escola Estadual Fernão Dias Paes – primeira a ser ocupada na capital há 55 dias – prometem sair do colégio às 18 horas desta segunda-feira, 4. O grupo havia previsto deixar o prédio no fim de semana, mas adiaram a desocupação para, segundo os estudantes, concluir a limpeza e a retirada de objetos pessoais. A Secretaria Estadual da Educação quer retomar o colégio o quanto antes para iniciar a reposição de aulas.

Além da Fernão, em Pinheiros, havia sete escolas invadidas ontem – cinco na capital e duas em Santos. No auge do movimento contra a reorganização da rede estadual de ensino proposta pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB), 196 unidades foram tomadas por estudantes.

O aluno Heudes Oliveira, de 18 anos, afirma que o mutirão nos últimos dias é para deixar a Fernão “igual ou melhor do que antes”. O problema, dizem os estudantes, é ter encontrado uma escola com mais defeitos do que aqueles que conheciam.

Em visita ao colégio ontem, o Estado viu vários problemas estruturais: carteiras e lousa quebradas, pisos gastos e paredes sujas e com infiltrações. Também há equipamentos eletrônicos e cadeiras velhas jogados em espaços a céu aberto.

Os manifestantes ainda encontraram salas com pilhas de mochilas e pacotes de livros didáticos lacrados. “Esses livros fazem falta”, reclama o aluno Renato Lacerda, de 17 anos. “Às vezes, pedimos material e dizem que não tem.”

A Diretoria de Ensino informa que aguarda o contato dos manifestantes para receber as chaves da unidade. Após esse trâmite, será feita vistoria. “Neste momento, sem ter acesso à escola, a administração regional não consegue nem sequer enviar equipe de manutenção para checar os problemas relatados e também não há como verificar problemas que aconteceram antes ou em consequência da ocupação”, diz a pasta.

A diretoria esclarece que vai apurar eventuais irregularidades apontadas assim que as chaves forem entregues. Os estudantes afirmam ter preservado o imóvel.

Santos

Um adolescente foi apreendido e ao menos três suspeitos são procurados após um grupo invadir na manhã de domingo, 3, a sede da Diretoria Regional de Ensino de Santos. O prédio também abriga a Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, ocupada há 47 dias.

Segundo a polícia, os invasores quebraram as portas de 11 salas. Ao menos quatro jovens foram flagrados removendo parte da fiação elétrica. A PM foi acionada e apreendeu um jovem. Ele foi reconhecido, mas negou envolvimento.

Na sala da Diretoria de Ensino, foi encontrada uma sacola com computador, pen drive e outros equipamentos. Em avaliação preliminar, funcionários informaram à polícia o sumiço de ao menos 15 notebooks, quatro monitores e quatro projetores.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo