Alunos da rede pública encaram Enem como vestibular

Não era vestibular, mas a correria e o nervosismo eram os mesmos entre os quase quinze mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no campus da Uninove, zona Oeste da capital paulista. Sorte que não era vestibular, caso contrário, dezenas teriam ficado de fora.

Oficialmente, os portões deveriam fechar às 12h55, mas a coordenação estendeu o horário até as 13h17. Nos vestibulares, não existe essa chance. Mesmo assim, não deu para Fabiana Pereira de Souza, de 22 anos. Ela foi a primeira a chegar assim que os portões fecharam.

A reclamação de Fabiana foi a mesma de muitos pais e estudantes: ficaram concentrados na Uninove da Barra Funda praticamente todos os inscritos da zona Sul. Fabiana, por exemplo, mora no Parque Santo Antônio, em Capão Redondo. Saiu de casa às 11h, mas não conseguiu chegar no horário. "Vou tentar novamente no ano que vem", resignou-se a estudante, que pretende cursar faculdade de Secretariado.

Ganhar pontos

Mas o Enem é motivo de nervosismo para muitos alunos da rede pública. Cientes de que uma vaga na universidade é mais difícil para eles, por conta do suposto preparo superior dos estudantes da rede privada, eles apostam no exame para ganhar pontos que valem para as universidades públicas.

Para facilitar, os alunos do terceiro ano das escolas públicas não precisam pagar para fazer a prova. "Eu estou bem nervosa, porque quero fazer muitos pontos", disse Karen Camilla Gabrielli de 17 anos. "Esse exame é uma forma de ajudar os alunos das escolas públicas a entrar na faculdade", completou. Karen quer cursar Direito.

Seu colega Denis Calegary, de 17 anos, quer cursar Psicologia e espera usar os pontos do Enem para entrar na USP ou na Unesp. "Porque são de graça", disse ele. Os dois colegas estudam na Escola Estadual Zuleika de Barros, na Pompéia (zona Oeste da capital).

Em todo o Brasil, mais de 3,5 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem em 1.331 municípios do País. São cinco horas de prova. O campus da Uninove é um dos maiores locais onde o exame está sendo realizado. Ali, o Enem ocupa dez andares, com cerca de 250 salas e 300 fiscais.

Segundo a organização do Enem, o gabarito com as respostas será publicado na página eletrônica www.inep.gov.br às 19h.

Voltar ao topo