Alerta para temporais no Paraná e mais 12 estados

As Defesas Civis de 13 Estados e do Distrito Federal foram alertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, quanto à possível ocorrência de chuvas fortes nesta terça e quarta-feira. De acordo com a Sedec, os temporais devem atingir Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Em alguns momentos, as chuvas poderão ser acompanhadas por raios e ventos de até 70 quilômetros por hora.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Minas Gerais, mais três municípios decretaram situação de emergência em razão das enchentes que atingem o Estado desde setembro do ano passado. Com isso, o número de cidades nessa condição subiu de 97 para cem, segundo boletim divulgado hoje pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com o órgão, 140 municípios foram atingidos, prejudicando 776.188 pessoas. Desse total, 82.970 continuam desalojados – os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares – e 8.510 desabrigados – pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos. Ainda segundo a Defesa Civil, 25 pessoas morreram e 343 ficaram feridas em razão das enchentes.