Alckmin diz que aumento da violência é momentâneo

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin disse na tarde de hoje que o problema da onda de violência no Estado é “momentâneo” e voltou a usar estatísticas para comparar os índices de criminalidade de São Paulo com os do país.
Ao falar sobre a posse do procurador de Justiça Fernando Grella como secretário da Segurança Pública, Alckmin afirmou que “é uma luta longa, permanente, 24 horas por dia. O doutor Grella é uma pessoa muito experiente, tem liderança. São Paulo conquistou ao longo desses últimos 12 anos os melhores indicadores do país de criminalidade. Nós temos 10,5 homicídios por 100 mil habitantes, o Brasil tem 23”.
Indagado sobre número crescente de homicídios no Estado, o governador respondeu que o problema “é momentâneo, é uma fase de enfrentamento da questão do tráfico de drogas e de armas, mas é transitório. Temos absoluta confiança no trabalho do Dr. Grella”.
Em resposta a uma pergunta sobre quando a crise iria acabar, Alckmin disse: “nós temos 42 milhões de habitantes, dez homicídios por 100 mil habitantes, que é o limite da Organização Mundial de Saúde… são 4,2 mil por ano, divide por 365 dias…são 12 homicídios por dia”.
Questionado sobre se achava baixo o índice, ele disse: “Não acho pouco nem muito, só estou dizendo que São Paulo tem dez. Se nós tivéssemos o índice do Brasil não seriam 12 por dia, seriam 30 por dia”.
Alckmin participou nesta tarde da posse do novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, em Brasília.
Escalada da violência
Ontem a Secretária de Segurança Pública divulgou os dados da violência no Estado em outubro. Na capital, o número de casos de homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, subiu 92% em relação ao mesmo mês de 2011. No mês passado ocorreram 150 casos, com 176 mortos, contra 78 casos e 82 mortes no mesmo mês do ano passado.
O mês de outubro registra o maior número de casos deste tipo de crime desde janeiro de 2010, quando as estatísticas passaram a ser divulgadas mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Em relação a setembro (134 casos e 143 mortos), os aumentos foram de 10,6% e 18,7%, respectivamente. Em um mesmo registro pode ter mais de uma morte.
No acumulado entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 1.068 casos de homicídios na capital, com 1.157 mortes.
Na Grande São Paulo, onde foram registradas diversas mortes na recente onda de violência, os casos de homicídio também explodiram em outubro, com um aumento de 43% em relação a 2011. As chacinas com diversas mortes, que são registradas pela polícia como única ocorrência, fez o número de vítimas chegar a 155 nos 38 municípios da região.
A onda de violência, que também chegou a cidades do interior, também provocou aumento da criminalidade no Estado. Os homicídios cresceram 38% e as vítimas chegaram a 571. No mesmo mês no ano passado foram 366 casos, com 385 mortes.
No acumulado anual até outubro de 2012, o Estado também registrou uma alta de 11,62%. Foram 3.834 casos, com 4.107 mortes, neste ano contra 3.345, e 3.610 mortes, em 2011.