Alca sem Mercosul não tem sentido

Buenos Aires – O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, disse hoje em Buenos Aires que a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), proposta pelos Estados Unidos, não tem sentido sem o Mercosul. “Qual é o sentido da Alca sem o Mercosul? Queremos um acordo de livre comércio sem políticas de isolamento, sem ficar encurralados nem encurralar ninguém. Queremos ser criativos, uma tarifa zero e uma Alca ambiciosa”, disse aos jornalistas.

O Mercosul é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a Bolívia, Chile e, a partir de novembro, o Peru como associados, enquanto a Alca é uma proposta dos Estados Unidos que procura integrar os mercados dos países da América e do Caribe, exceto Cuba, em uma zona de livre comércio a partir de 2005. Amorim participou da capital argentina de uma reunião de chanceleres e representantes de onze países latino-americanos e da China, Índia, África do Sul e Egito para elaborar estratégia comum nas negociações na OMC.

No encontro foi assinada a Declaração de Buenos Aires, na qual exigem uma liberalização “justa e equilibrada do comércio” na OMC.

Voltar ao topo