Agricultura aprova liberação de hipoteca rural

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 1843/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que obriga as instituições financeiras a liberar hipotecas de propriedades rurais dadas como garantia de financiamento na proporção das parcelas pagas. Pelo projeto, a liberação se aplica somente a amortizações iguais ou superiores a 30% do valor da dívida.

A relatora, deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), afirma que a iniciativa vai atender a milhares de produtores que, mesmo amortizando semestralmente ou anualmente parcelas de suas dívidas, continuam com a totalidade de seu patrimônio vinculado como garantia de contrato rural. Com isso, segundo ela, os produtores ficam impedidos de contraírem novos financiamentos.

A deputada acrescenta que, com a renegociação de dívidas, estabelecida pela Lei 9.138/95 e pela Resolução 2.471/98, a liberação de garantias excedentes já foi permitida. "Entretanto, as instituições financeiras continuaram a rejeitar pedidos ou a alegar falta de regulamento para promover a liberação ou a substituição das garantias", sustenta.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.