Agente do INSS vai atender idoso em casa

Aposentados com mais de 90 anos não precisam mais correr aos postos do INSS para se recadastrar, porque não há mais prazo para o fim do recadastramento. E aqueles com dificuldade de locomoção podem pedir por telefone a visita de um funcionário da Previdência na sua própria casa. A garantia foi dada pelo ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, após reunião de uma hora com representantes de várias entidades que trabalham com idosos.

Berzoini voltou a pedir desculpas pelo constrangimento causado na semana passada com o bloqueio do pagamento dos benefícios aos idosos com mais de 90 anos. Ele admitiu que faltou diálogo com a sociedade civil, “mas agora é hora de olhar para o futuro”. Segundo Berzoini, nos quatro dias em que a medida vigorou, 5 mil idosos se recadastraram em todo o país e foram identificados 29 benefícios pagos irregularmente.

Conselhos

O ministro anunciou que já está pronto o decreto recriando os Conselhos Consultivos da Previdência. Serão 102 conselhos, onde governo, empresários e sociedade civil farão um debate permanente sobre o serviço prestado pelo INSS. Os representantes das organizações não-governamentais querem maior participação da sociedade civil na reformulação da Previdência e defendem que o combate à fraude é dever de todo cidadão brasileiro.

Voltar ao topo