O juiz da 11ª Vara Federal, Danilo Fontenele Sampaio, condenou a 17 anos de prisão Fernando Carvalho Pereira, por participação direta no furto de R$ 164,7 milhões do Banco Central de Fortaleza. Pereira aguardava o final do processo preso numa penitenciária de São Paulo. Ele é a 19ª pessoa condenada por envolvimento no furto milionário.

continua após a publicidade

Em três anos, 117 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por ligação direta ou indireta no crime. Desse total, 28 estão presas e o restante em liberdade. A maioria dos indiciados responde por lavagem do dinheiro.

Fernando Pereira foi condenado pelos crimes de uso de documento falso e por furto qualificado. Ele era um dos ‘tatus’ que ajudaram a escavar o túnel que deu acesso ao cofre do BC, em agosto de 2005. Do dinheiro furtado, a Polícia Federal recuperou cerca de R$ 40 milhões.

Entre os assaltantes presos e condenados estão alguns citados no processo como líderes da quadrilha: Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, 49 anos de reclusão, Marcos Rogério Machado de Morais, condenado a 49 anos, e Antônio Edmar Bezerra, que foi condenado a 53 anos de prisão.

continua após a publicidade