Acordo de isenção de visto deve demorar, diz ministro

O ministro da Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou hoje, em Washington (Estados Unidos), que o processo de isenção de vistos para brasileiros nos Estados Unidos não será concluído no curto prazo.

Patriota se encontrou com a secretária (ministra) da Segurança Interna, Janet Napolitano. Os dois debateram as medidas necessárias para que o Brasil faça parte do programa de dispensa de vistos americanos e adote a medida reciprocamente para os visitante dos EUA no Brasil.

Segundo o Itamaraty, existe uma série de passos internos nos dois países que envolvem o Executivo e o Congresso, que ainda precisam ser tomadas. Entre essas medidas, está o compartilhamento de informações de segurança.

O lado brasileiro se preocupa também com a garantia de que seus turistas não sejam barrados no momento de entrar nos EUA, como chegou a acontecer na Espanha.

Anteontem, Dan Restrepo, assessor da Casa Branca para as Américas até junho e atual conselheiro de campanha de Barack Obama, que disputa a reeleição em novembro, afirmou que o processo não deve ser concluído antes de 2014.

Voltar ao topo