Florianópolis – Toda a parte insular de Florianópolis, capital catarinense, ficou sem energia elétrica desde as 13h30 de ontem, quando um acidente rompeu o cabo da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) que leva a energia à ilha, deixando cerca de 300 mil moradores sem energia elétrica. A ruptura do cabo aconteceu quando cinco técnicos faziam a manutenção do sistema manuseando os cabos que passam sob a ponte Colombo Salles, que liga a ilha ao continente. Teria havido um curto-circuito neste momento e uma explosão. Dois dos técnicos se jogaram no mar e foram resgatados mais tarde.

Eles tiveram ferimentos leves. Chovia em Florianópolis e o trânsito ficou ruim em várias vias, já que os semáforos ficaram desligados. Foram registrados pequenos acidentes, sem vítimas graves. Segundo a assessoria de imprensa da Celesc, ainda à noite não havia a menor previsão de quando a energia elétrica seria restabelecida na ilha. Técnicos estudavam passar um cabo sobre a ponte pênsil Hercílio Luz, mas o procedimento deveria demorar algumas horas. O Exército foi chamado para ajuda no gerenciamento urbano da cidade, atuando principalmente no trânsito. A chuva que caiu sobre a ilha tumultuou ainda mais a situação.

Ponto facultativo

Para ter o menor número possível de pessoas circulando pela ilha de Florianópolis, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e a prefeita Angela Amin (PP) decretaram ponto facultativo na cidade. Nesta quinta-feira não haverá aula nas escolas e os hospitais continuarão realizando apenas cirurgias de emergência. Como não há energia para mover as bombas, já falta água em alguns bairros.

continua após a publicidade

continua após a publicidade