Os médicos formados em faculdades de fora do País que já tiveram sua inscrição homologada precisam se cadastrar até as 23h59 de amanhã para participar do processo de revalidação do diploma. O formulário deve ser preenchido no site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (www.cespe.unb.br/concursos/revalidacao/inep2010).

O processo de revalidação, que avalia os conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício da medicina no Brasil, é formado por três testes, todos de caráter eliminatório. Há um exame objetivo, outro discursivo e uma prova prática de habilidades clínicas. Os exames serão realizados em Brasília. A data provável da prova é 24 de outubro. O edital com os locais dos exames será divulgado no site da Cespe em 18 de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há 500 médicos aptos a tentar a revalidação. Serão considerados aprovados nas provas escritas os participantes que alcançarem no mínimo 112 pontos. Apenas os que tiverem média igual ou superior a essa vão ser convocados para participar da prova prática, prevista para ocorrer nos dias 4 e 5 de dezembro.

O resultado final de cada candidato nas provas escritas e de habilidades clínicas será submetido ao Comitê Coordenador da Subcomissão Temática de Revalidação de Diplomas, para homologação. Em seguida, o resultado será comunicado às 25 universidades conveniadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.